Porque empresas ainda têm resistência em contratar serviços online?

Mesmo com uma grande oferta de produtos e serviços online de qualidade, muitas empresas resistem a entrar na era digital. Entenda se você também enfrenta esse dilema.

De fato o mundo não é mais o mesmo. Assim como a revolução industrial significou um salto na produtividade e uma mudança dramática no cenário do mercado, a era digital (em que já entramos) aumentou exponencialmente a velocidade das informações e isso vem causando confusão na cabeça de muitos empresários.

Estamos em uma entressafra que tem de um lado (->) jovens antenados nas novidades tecnológicas, mas com pouca experiência e, do outro (->) líderes com grande experiência, mas que carregam as ideias de um período analógico. Isso causa uma enorme resistência às novidades.

A tendência natural que já vemos em países pioneiros em tecnologia como Estados Unidos, Japão e países europeus é que todos os processos da gestão sejam feitos por meio de serviços online por diversos motivos vou discorrer durante o texto. Como a ideia aqui é falar sobre os motivos que afastam as empresas dos serviços online, vamos logo ao assunto:

serviços-online

  • Exposição de dados sigilosos

Já vou começar falando do principal medo dos empresários: compartilhar e expor informações extremamente importantes para o negócio, como por exemplo, dados de faturamento e materiais de clientes na internet.

Trabalhando com o Confere Cartões, noto frequentemente o receio dos meus futuros clientes. Mas após uma boa explicação sobre a tecnologia do software na nuvem, ficam seguros para compartilhar os dados para que assim seja possível ser feito o serviço completo.

Os produtos online ganharam com o tempo muita responsabilidade e, com isso, cresceu também a preocupação com a segurança e sigilo dos dados, que, sem exceções, são armazenados em ambientes exclusivos aos seus respectivos proprietários.

  • Adaptação a padrões

Outro motivo que afasta as empresas de se utilizarem serviços online para controlar seus processos é que desejam soluções desenhadas especificamente para às suas necessidades e não querem adaptar suas rotinas aos padrões dos softwares.

Hoje existem produtos para quase qualquer necessidade das empresas, mas nem sempre são exatamente do jeito que querem, o que faz com que precisem contratar dois serviços diferentes ou recorrer a fábrica de softwares que desenvolvem soluções sob demanda. Há ainda os que improvisam com o que tem… é bem um passo para o caos.

A partir do momento em que as empresas abrem mão do controle do processo e se prontificam a se adaptar, tudo fica bem mais fácil. Tudo isso se torna capaz por um único  motivo: os serviços online são especialistas no que se prestam a fazer.As ferramentas são exaustivamente testadas e estão em melhoria contínua para atender seus clientes.

Confiar em soluções online é uma alternativa bem mais barata e à prova de falhas!

  • Dependência de terceiros

E se eu estiver em um local sem acesso à internet? E se acabar a luz? E se eu esquecer minhas credenciais de acesso? Essas são algumas perguntas de empresários que querem – a todo custo – justificar suas planilhas bagunçadas e seu sistemas offline. Quem diria há 15 anos atrás que você faria qualquer pagamento de boleto por meio de seu celular na hora do seu almoço em apenas alguns segundos?

Os produtos e serviços online permitem exatamente que seus dados não se percam mesmo diante de algum acontecimento inesperado. Eles estarão lá livres das intercorrências do cotidiano.

  • E agora? Vou me conectar?

Como eu disse no começo, não há para onde correr. Em um futuro breve a grande maioria das empresas vai utilizar as soluções disponíveis na internet. Argumentos nós temos:

  • É seguro – Verifique a procedência da empresa e se possui protocolos de segurança
  • É muito mais barato
  • Possui serviço de suporte
  • Entregam alternativas criativas
  • Entendem dos detalhes do mercado como verdadeiros especialistas
  • São mais eficazes que os improvisos de cada empresa

Acompanhem nosso Facebook: Confere Cartõesconfere-cartoes-facebook

Fechar Menu