O que é NSU?

NSU: O que é, para que serve, onde encontrá-lo?

Parece até uma chamada do Globo Reporter não é mesmo?

Nós preparamos este post para tirar de vez todas as suas dúvidas sobre o que é o Número Sequencial Único, onde encontrá-lo e boas práticas financeiras para sua empresa.

O que é NSU? Para que Serve?

NSU é a sigla para Número Sequencial Único. É um número único gerado para identificar uma transação ou uma nota fiscal.

É muito importante que você mantenha registro de todos os NSUs do seu negócio! Através deste número de transação os setores financeiros mantém o controle de conciliação de todos os eventos referente as vendas, como baixa do cartão, estorno, cancelamentos, etc.

Você pode guardar esse número de duas maneiras:

  1. Guardar manualmente todos os comprovantes de venda e, no fim do dia, confrontar com o seu sistema de vendas e o extrato da adquirente. Essa prática é muito conhecida também como fechamento de caixa.
  2. Utilizar uma solução automatizada de conciliação de cartão de crédito que irá economizar tempo e avisar para você se há alguma inconsistência nos dados.

Nova call to action

Onde encontrar o NSU?

Caso você realize o seu controle de vendas manualmente, você deverá consultar os comprovantes de venda impressos pelas adquirentes. O número do NSU pode ser identificado facilmente no comprovante de venda conforme os exemplos abaixo:

NSU CIELO

nsu-comprovante-venda-cielo

NSU REDE

nsu-comprovante-venda-rede

NSU GETNET

nsu-comprovante-venda--getnet

NSU STONE

nsu-comprovante-venda-stone
NSU BIN

nsu-comprovante-venda--bin
NSU ELAVON

nsu-comprovante-venda-elavon

Se você já usa o Confere Cartões para auxiliar com todo o seu fluxo de conciliação de cartões, vendas e pagamentos, basta acessar a tela de Análise de transação e selecionar a data correspondente que a plataforma retornará com todos os NSUs e valores:

analise-transacao

Quem emite o Número Sequencial Único?

No caso do NSU de Cartões, a cada operação de venda realizada a rede Adquirente (Ex: Cielo, Rede, etc) emitirá um número diferente na hora em que a transação ocorrer. Ou seja, ele é o comprovante de venda após a aprovação do pedido.

Já no caso das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), o responsável pela emissão da NSU é a SEFAZ, e o número é gerado no momento exato em que o documento fiscal é emitido. É importante dizer que, segundo a legislação, o NSU é único e independente do tipo de documento e série.

O gráfico abaixo mostra o processo de NF-e x NSUs:

nsu-comprovante-venda-stone

fonte da imagem: oobj.com.br

Boas Práticas Financeiras para a redução de Riscos na sua Empresa

Para manter a consistência nos dados, rastreabilidade e o bom gerenciamento financeiro da sua empresa, é importante vincular o NSU da transação com cada procedimento administrativo, como fechamento de caixa, baixa no recebimento de cartão, antecipação de recebíveis, recebimento bancário, etc.

Veja essas 5 dicas do Sebrae/SC para melhorar a sua gestão financeira:

Empresas com bons processos internos fazem isso muito bem.

Segundo pesquisas contábeis, fraudes internas podem chegar a até 2% do faturamento bruto de uma empresa!

Ao vincular o número de transação do comprovante de venda com o recebimento bancário e a importação no seu sistema de vendas, você conseguirá controlar todo o fluxo de recebimentos da sua empresa e encontrar possíveis falhas gerenciais, sejam elas internas ou externas, e assim, reduzir assim fontes financeiras.

Por exemplo, você sabe efetivamente se todos os registros do seu sistema de venda batem com todas as transações realizadas nas suas máquinas?

Das suas vendas realizadas, todas estão previstas e sendo efetivamente depositadas na sua conta de acordo com o prazo e taxas contratadas?

→ Você tem certeza de que todas as suas vendas com cartão entraram no banco corretamente? Clique aqui e descubra. 

Quando foi a última vez que você realizou a conciliação bancária?

Essas são algumas das perdas financeiras mais comuns nas empresas. Controlar todo este processo de recebíveis de ponta a ponta é fundamental para uma operação empresarial sólida e robusta.

É isso aí! Muito obrigado pelo seu tempo.

Ficou com alguma dúvida? O que achou do nosso post? Deixe nos comentários as suas dúvidas e opiniões para o próximo post!

Nova call to action

 

Fechar Menu