O que avaliar na hora de contratar?

Contratar um profissional pode ser uma atividade complexa. Já ouviu alguém dizendo: “- Ah, uma empresa é feita de pessoas!”. Essa frase fez parte de muitas apresentações para demonstrar a legítima importância de uma boa gestão de pessoas.

Não importa o tamanho e porte da empresa, o sucesso do negócio está intimamente ligado ao equilíbrio entre três pilares: produto, pessoas e processos. Para garantir o sucesso do negócio, esses pilares precisam caminhar juntos e manter perfeita harmonia.

Nem mesmo um ótimo produto, que muitos acreditam ser a peça-chave, sobrevive a processos mal projetados e a uma equipe despreparada.

confere-cartoes-triângulo

Para alcançar processos eficientes e criar bons produtos você pode até contar com uma ajuda extra, mas para recrutar profissionais que vistam a camisa e tenham a mesma filosofia da empresa é preciso atenção. A pergunta que fica é: “-A sua empresa procura os melhores profissionais ou procura o melhor de cada profissional?”. As duas questões são totalmente distintas.

Enquanto a primeira quer recrutar pessoas com o maior número de credenciais possíveis, a segunda exige que a empresa dedique esforço, tempo e energia para encontrar o que cada um tem de melhor. Todos os dias aparecem profissionais que se escondem atrás de seus diplomas e organizações em busca de segurança ao terceirizar a responsabilidade de contratação.

Nesse contexto, acredito na teoria de que “pessoas ordinárias podem alcançar resultados extraordinários se forem corretamente estimuladas”. Ressalto que prefiro – creio que você também! – profissionais com valores do que gênios arrogantes e preguiçosos.

confere-cartoes-anúncio

O que nenhuma escola ensina são valores simples que são trabalhados com o tempo em qualquer ser humano como:

  • Dedicação
  • Honestidade
  • Força de vontade
  • Coragem para errar e tentar novamente
  • Espírito de equipe

O melhor de cada um não é latente, mas precisa ser lapidado.

Para alcançar resultados magníficos é preciso fazer muito mais do que se cercar das melhores pessoas. Você deve estar disposto a criar uma realidade que permita que o melhor de cada um apareça. Na série com 12 dicas para manter um ambiente de trabalho amigável falo mais sobre essa informação e cito algumas dicas de como criar um ambiente capaz de atrair as melhores pessoas e extrair o melhor delas. Espero que seja de grande validade para você!

Um bom time inspirado é muito mais forte do que um ótimo time sem estímulo.

 

Fechar Menu