Máquina de cartão de crédito fora do ar? saiba como resolver

A máquina de cartão de crédito é essencial para os negócios. Com a modernidade, as empresas buscam cada vez mais empregar facilidades para seus clientes, que por sua vez procuram agilidade para realizar seus pagamentos. Porém, mesmo em meio a tecnologia e diversidade de modelos de máquina de cartão, as empresas ainda enfrentam problemas de travamento no aparelho, máquinas fora do ar ou até mesmo que não funcionam.

New call-to-action

Em meio aos problemas recorrentes com as máquinas de cartão de crédito, os empreendedores buscam soluções rápidas para acabar com o problema, mas muitas vezes as operadoras não oferecem o auxílio necessário. Existem alguns procedimentos básicos que podem recuperar a maquininha e retomar as vendas em poucos segundos. Então, não se desespere! Pois separamos 10 dicas que poderão auxiliá-lo na solução desse problema, e a partir disso, você saberá exatamente o que fazer quando a sua máquina de cartão de crédito estiver fora do ar.

→ Você tem certeza de que todas as suas vendas com cartão entraram no banco corretamente? Clique aqui e descubra

 

Antes de aplicar as dicas abaixo, verifique se os cabos estão conectados firmemente à sua máquina de cartão e ao roteador/rede telefônica, ou se o chip está bem encaixado.

 

Dica 1: Realize o procedimento padrão

1º Verifique se as luzes verdes da máquina de cartão de crédito estão acesas (as luzes estão localizadas onde o cabo Ethernet ou o do telefone está ligado a sua máquina, ou então na tela do visor da maquininha);

2º Tente reiniciar o roteador e/ou máquina de cartão;

3º Desconecte o cabo de alimentação para a máquina de cartão e o roteador de internet. Espere cerca de 30 segundos. Depois, volte a ligar os cabos e a alimentação dos dispositivos de parede para o terminal. Caso a sua máquina de cartão tenha bateria, remova e coloque novamente;

4º procure aguarde cera de 60 segundos para tentar usar a máquina, reinicializando e estabelecendo uma conexão com o roteador/servidor.

 

Dica 2: Teste a sua rede telefônica

Quando a máquina de cartão fica fora do ar, o primeiro passo é verificar a rede. A falta de rede é o principal motivo que leva a máquina de cartão a perder a sua conectividade.

Se o seu empreendimento utiliza o mesmo roteador ou rede telefônica para se conectar a um computador ou telefone fixo, será preciso desconectar o telefone e/ou computador para verificar o funcionamento. É importante testar a internet pelo computador, acessando um site aleatório para verificar a velocidade e conectividade, e buscar entender a origem do problema.

 

Dica 3: Verifique a rede da máquina de cartão quando ela não estiver em uso

Os vendedores costumam verificar o funcionamento da máquina de cartão apenas no momento da venda, o que acaba causando grandes problemas com os clientes. Para evitar constrangimentos, é importante que o operador tenha ciência quando a máquina de cartão de crédito estiver fora do ar. Para isso, é preciso verificar a maquininha de 30 em 30 minutos, ou de 1 em 1 hora. Isso garante que a máquina de cartão fora do ar não seja um problema recorrente, assegurando que o sistema esteja sempre funcionando, e evitando constrangimentos e contratempos na hora de receber o pagamento de um cliente.

credit-or-debit

Dica 4: Previna problemas com a máquina de cartão de crédito fora do ar

Para não sofrer com a máquina de cartão fora do ar, tenha sempre mais de uma maquininha no seu estabelecimento. Além de ajudar a prevenir problemas, te ajudará a medir a eficácia das operadoras.

 

Dica 5: Realize algumas verificações para solucionar o problema

Quando há dificuldades constantes em realizar transações, atualizar o software, ou se conectar à rede da máquina de cartão é preciso realizar algumas verificações para solucionar o problema. São elas:

1º Verifique se o cabo está conectado à porta correta da máquina de cartão de crédito e na parede ou roteador de internet;

2º Conecte um telefone comum à tomada de parede para garantir que a linha está disponível, ou um computador à internet para testar a conectividade;

3º Mude o terminal para outra linha telefônica ou conecte a outra porta no roteador, e teste novamente a conexão;

4º Verifique se o telefone está fora do gancho, ou se os telefones do estabelecimento estão conectados na mesma linha que a sua máquina de cartão.

 

Dica 6: Verifique a área de cobertura da sua máquina de cartão

Os serviços 2G, 3G ou 4G são muito utilizados nas máquinas de cartão de crédito. Mas antes de contratar esse serviço é importante verificar a área de cobertura da operadora. Se você já contratou os serviços e está sofrendo com a máquina de cartão fora do ar, é importante que você verifique a área de cobertura, pois isso pode estar atrapalhando as suas transações.

 

Dica 7: Reinicie a máquina para destravar

A rede travada é um grande problema para os negócios. Redecard, Cielo, Elo, se a rede travou, basta reiniciar a máquina, segurando o botão de desligar por alguns segundos, ou seguindo as instruções do manual. Também é possível desligar a máquina de cartão da energia por alguns segundos e/ou remover a bateria, e reiniciar.

 

Dica 8: Evite passar o cartão do cliente mais de duas vezes

Por muitas vezes a máquina de cartão fora do ar, fora da área de cobertura ou então sem funcionamento leva o vendedor a repetir a operação por diversas vezes até que ela seja concluída, ou então o mesmo acabe desistindo do processo. Evite constrangimentos com os clientes, em casos de problema com a máquina, tente reiniciá-la, ou utilize outra maquininha para realizar a operação.

→ Você tem certeza de que todas as suas vendas com cartão entraram no banco corretamente? Clique aqui e descubra

Dica 9: Entre em contato com a Central de Atendimento da sua máquina

Caso as alternativas acima não funcionem é importante que você entre em contato com a central de atendimento da sua máquina de cartão. Procure deixar o telefone anotado do lado da máquina para solucionar as emergências com maior agilidade.

 

Dica 10: Troque a sua máquina de cartão

A troca da máquina de cartão é a última alternativa e deve ser utilizada apenas quando não houver mais solução. Se a máquina de cartão está constantemente fora do ar, você já fez todos os procedimentos descritos nas dicas anteriores e o problema continua, então chegou a hora de trocar a maquininha. Não se precipite, busque realizar a troca somente quando não houver outra alternativa.

 

New call-to-action

Fechar Menu