Erro 05 do cartão de débito

6 de fevereiro de 2018 Camila Honda

São comuns os erros nas transações das máquinas de cartão de débito e crédito. Assim como o erro 05 do cartão de crédito, o erro 05 do cartão de débito ocorre quando a venda não está autorizada, quando o cliente não tem saldo suficiente para efetuar a compra ou quando uma compra é suspeita. Fácil e simples, por mais que sejam recorrentes, as soluções aplicáveis para esses erros são mais rápidas do que parece.

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Não apenas o erro 05 do cartão de débito, existem diversos erros frequentes nas maquininhas. Por isso, na busca por soluções rápidas e orientação eficaz aos vendedores e usuários, as operadoras desenvolveram uma série de códigos que resumem e detalham os erros que podem ocorrer no sistema ou na conexão com a rede. Cada um desses códigos possui um número diferente e cada número tem um significado que resume informações. E essas informações ditam a solução a ser aplicada.

Por mais que haja soluções rápidas e eficazes, muitos empreendedores ainda as desconhece. A falta de informação consistente leva a perda das vendas e quebra de confiança por parte dos clientes. Para ter uma operação mais eficiente, é importante que os operadores das máquinas de cartão tenham um conhecimento prévio das soluções aplicáveis para esses códigos. Além disso, o conhecimento prévio das soluções para os erros das máquinas de cartão facilita o auxílio aos consumidores no ato da compra, poupando-os de constrangimentos quando houver algum tipo de problema com o cartão.

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Buscando apresentar a solução para o erro 05 do cartão de débito, e para os principais códigos, separamos a descrição e solução, para que você possa entender, analisar e aplicá-las no seu estabelecimento. Veja a lista detalhada dos códigos e os erros aos quais eles estão relacionados:

 

Erro 05: Venda não autorizada

Como falamos, o erro 05 do cartão de débito aparece quando a venda não está autorizada, quando o cliente não tem saldo suficiente para efetuar a compra ou quando uma compra é suspeita.

Solução: a melhor solução nesse caso, é orientar o cliente a entrar em contato com a Central de atendimento do Cartão e verificar os motivos pelos quais a venda não foi autorizada.

Erro 96 do cartão: Autorização negada

Quando há problemas de comunicação com a bandeira do cartão acontece esse erro.

Solução: para solucioná-lo, basta verificar a conexão da máquina e refazer a transação. Caso o erro persista, será necessário contatar a Central de Atendimento da máquina de cartão e utilizar outra máquina para que o cliente efetue o pagamento com maior agilidade. Por isso, é importante sempre ter mais de uma máquina de cartão disponível no estabelecimento.

 

Erro 213 do cartão: Não foi possível processar a transação

Esse erro decorre da falha de comunicação com o banco emissor do cartão. Solução: uma solução rápida, é verificar a conexão da máquina de cartão e tentar novamente. Caso não funcione, utilize outra máquina de cartão e entre em contato com a Central de Atendimento da operadora para entender os motivos da falha. Para evitar que esse erro volte a acontecer, é importante ter uma linha telefônica dedicada para a máquina.

 

Erro 997 do cartão: Não foi possível processar a transação

Esse erro geralmente ocorre por falha na autenticação com banco ou quando o cliente digita os dados do cartão errado, o que pode levar a mais de uma tentativa sem sucesso.

Solução: para solucioná-lo, basta orientar o cliente a utilizar outra forma de pagamento ou tentar novamente.

 

Erro 01: Venda não autorizada

Comum, esse erro acontece sempre que o banco emissor do cartão não autoriza a compra. Nesse caso o banco entende que o cliente está realizando uma compra com valor acima do que está acostumado e por questões de segurança bloqueia o cartão.

Solução: uma solução imediata para casos como esse é orientar o cliente a entrar em contato com a Central de Atendimento do cartão para que o erro possa ser analisado e compreendido, e a melhor solução possa ser apresentada.

 

Erro 07: Transação negada – Venda não autorizada

São inúmeros os erros que acontecem quando o banco emissor do cartão não autoriza a transação por falta de limite ou quando a transação é suspeita e, o erro 07 é um deles.

Solução: para solucionar o problema, o cliente precisará entrar em contato com a Central de Atendimento do cartão para saber detalhes da recusa.

 

Erro 10: Não é permitido o envio do cartão

Decorrente da falta de liberação do estabelecimento ou instabilidade dos serviços da operadora de cartão.

Solução: para solucioná-lo, basta entrar em contato com a central de atendimento do cartão. Porém, para evitar que o erro se repita e que a máquina fique bloqueada por falta de liberação é importante fazer um teste com a maquininha antes de começar os trabalhos.

 

Erro 11: Venda com Parcelado tipo ‘2’ não habilitado.

Quando o limite de parcelamento escolhido pelo cliente ultrapassa o estabelecido pela loja, ocorre o erro 11.

Solução: para solucioná-lo, basta verificar o limite de parcelas do estabelecimento no “Parcelado Loja” no menu da maquininha.

 

Erro 13: Venda não autorizada.

Ocorre quando existe um erro do valor do pedido em relação a forma de pagamento.

Solução: a solução para esse erro é muito simples: basta verificar se o valor do pedido e a forma de pagamento estão de acordo com o limite mínimo.

 

Erro 41: Venda não autorizada. Contate o emissor do seu cartão.

Esse erro ocorre quando o banco emissor bloqueia a compra por dois motivos: cartão com limite estourado ou transação suspeita.

Solução: a única solução usual é orientar o cliente a entrar em contato com a Central de Atendimento do cartão para saber os detalhes.

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Erro 99 do cartão: Sistema do banco temporariamente fora de operação, por favor tente mais tarde

Esse erro o ocorre quando o sistema do banco está temporariamente fora de operação, o número de parcelas excede ao cadastrado para o estabelecimento ou quando o estabelecimento não tem a bandeira Visa Electron liberada na operadora da máquina de cartão.

Solução: primeiro verifique se o estabelecimento tem liberado o meio de pagamento Visa Electron, para isso, basta realizar um contato com a central de Atendimento. Em caso positivo, verifique se o estabelecimento tem habilitado na operadora o parcelamento realizado no pedido, pois é possível que o parcelamento escolhido não esteja ativo.
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