Erro 05 do cartão de crédito

6 de fevereiro de 2018 Camila Honda

São inúmeros os erros enfrentados pelos usuários de máquina de cartão de débito e crédito. Um dos mais recorrentes, o erro 05 do cartão de crédito aparece quando a venda não está autorizada, podendo ser gerado por dois motivos: quando o cliente atinge o limite de compras ou quando uma compra é suspeita. Recorrentes, porém solucionáveis, eles se tornaram o grande “vilão” dos vendedores. Pois, muitas vezes o operador da maquininha desconhece as soluções e termina por perder a venda.

Não apenas o erro 05, existem inúmeros erros frequentes nas máquinas de cartão de crédito de todas as operadoras. Buscando auxiliar os empreendedores na resolução dos problemas com as maquininhas de cartão, as operadoras desenvolveram uma série de códigos. Esses códigos resumem e detalham os erros que podem ocorrer no sistema ou na conexão com a rede. Além disso, eles possuem números diferentes e cada número tem um significado que resume informações.

venda-nao-autorizada

O conhecimento prévio, por parte dos vendedores, pode ajudar os consumidores no ato da compra, poupando-os de constrangimentos quando houver algum tipo de problema com o cartão. Por isso, para evitar desconforto e problemas com os clientes, é importante transferir aos colaboradores o significado de cada um dos códigos. Buscando auxiliá-los, separamos os principais códigos para que você possa conhecer e entender, analisar e aplicar as soluções. Veja a lista detalhada dos códigos e os erros aos quais eles estão relacionados:

 

Erro 05: Venda não autorizada

Como falamos, o erro 05 do cartão de crédito aparece quando a venda não está autorizada, podendo ser gerado por dois motivos: quando o cliente atinge o limite de compras ou quando uma compra é suspeita. A solução aplicável nesse caso, é orientar o cliente a entrar em contato com a Central de atendimento do Cartão e verificar os motivos pelos quais a venda não foi autorizada.

 

Erro 01: Venda não autorizada

Comum, esse erro acontece sempre que o banco emissor do cartão não autoriza a compra. Nesse caso o banco entende que o cliente está realizando uma compra com valor acima do que está acostumado e por questões de segurança bloqueia o cartão. Uma solução imediata para casos como esse é orientar o cliente a entrar em contato com a Central de Atendimento do cartão para que o erro possa ser analisado e compreendido, e a melhor solução possa ser apresentada.

 

Erro 03: Não foi encontrada transação para o Tid ‘*****’ – Venda não autorizada

Um erro recorrente, ele acontece quando o número de parcelas ultrapassa o permitido, quando o código de segurança é inválido, se o número do cartão é inválido ou quando há instabilidade no sistema da máquina de cartão. Para solucionar esse problema de forma simples, basta utilizar uma outra máquina para a transação. Caso o erro persista será necessário entrar em contato com a Central de Atendimento, e orientar ao cliente a fazer o mesmo.

 

Erro 07: Transação negada – Venda não autorizada

São inúmeros os erros que acontecem quando o banco emissor do cartão não autoriza a transação por falta de limite ou quando a transação é suspeita e, o erro 07 é um deles. Para solucionar o problema, o cliente precisará entrar em contato com a Central de Atendimento do cartão para saber detalhes da recusa.

 

Erro 08: Código de segurança inválido

Esse erro é decorrente da digitação incorreta do código de segurança do cartão de crédito. Para solucionar, basta redigitar o código corretamente.

 

Erro 10: Não é permitido o envio do cartão

Decorrente da falta de liberação do estabelecimento ou instabilidade dos serviços da operadora de cartão. Para solucioná-lo, basta entrar em contato com a central de atendimento do cartão. Porém, para evitar que o erro se repita e que a máquina fique bloqueada por falta de liberação é importante fazer um teste com a maquininha antes de começar os trabalhos.

 

Erro 11: Venda com Parcelado tipo ‘2’ não habilitado.

Quando o limite de parcelamento escolhido pelo cliente ultrapassa o estabelecido pela loja, ocorre o erro 11. Para solucioná-lo, basta verificar o limite de parcelas do estabelecimento no “Parcelado Loja” no menu da maquininha.

 

Erro 12: Venda não autorizada.

Ocorre quando o banco emissor do cartão não autoriza a venda. A solução ideal é pedir para o cliente entrar em contato com a central de atendimento do cartão.

 

Erro 13: Venda não autorizada.

Ocorre quando existe um erro do valor do pedido em relação a forma de pagamento. A solução para esse erro é muito simples: basta verificar se o valor do pedido e a forma de pagamento estão de acordo com o limite mínimo.

 

Erro 41: Venda não autorizada. Contate o emissor do seu cartão.

Esse erro ocorre quando o banco emissor bloqueia a compra por dois motivos: cartão com limite estourado ou transação suspeita. A única solução usual é orientar o cliente a entrar em contato com a Central de Atendimento do cartão para saber os detalhes.

 

Erro 54 do cartão: Cartão vencido ou data de vencimento incorreta

Os erros oriundos do vencimento do cartão só podem ser solucionados quando há divergência dos dados informados pelo cliente, com o digitado na máquina, dessa forma, basta alterá-los. Mas se os dados informados estiverem corretos, o cliente deve entrar em contato com o banco para verificar se cartão ainda é valido. Mas, antes de orientá-lo é importante verificar junto ao cliente os números da validade do cartão e, caso ele esteja vencido, orientar o cliente a utilizar outra forma de pagamento e contatar o banco emissor do cartão solicitando um novo.

 

Erro 57 do cartão: Venda não autorizada

Esse erro acontece quando a venda não foi autorizada pelo emissor do cartão ou quando o sistema de prevenção do banco não autorizou a compra. Para solucionar esse problema é preciso orientar o cliente a entrar em contato com o banco emissor do cartão e informar que está tentando realizar uma compra (informar o valor) e não está sendo autorizada. Também é importante verificar se o cartão faz parte das bandeiras aceitas pela máquina, pois é um erro comum utilizar um cartão de diferente redes e digitar informações incorretas no sistema.