Código 51 do cartão de crédito: esclarecemos as principais dúvidas

Os usuários das máquinas de cartão enfrentam erros recorrentes nas maquininhas. Há sempre aquele cartão recusado, e o código 51 passa a ser o vilão para o consumidor, que sofre com um enorme desconforto, e para o vendedor que enfrenta um grande problema.

Para resumir e detalhar os erros que podem ocorrer no sistema ou na conexão com a rede, a operadora de máquinas de cartões Cielo desenvolveu uma série de códigos. Esses códigos possuem números diferentes e cada número tem um significado que resume informações.

É importante que as empresas transfiram a seus colaboradores o significado de cada um desses códigos. Pois o conhecimento prévio pode ajudar os consumidores no ato da compra poupando-os de constrangimentos quando houver algum tipo de problema com o cartão. Além de ajudar o consumidor a resolver o problema com mais facilidade.

Para tanto, separamos os principais códigos para que você possa conhecer, analisar e entender.  Segue abaixo uma lista detalhada dos códigos e os erros aos quais eles estão relacionados:

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Erro 01: Venda não autorizada

Um erro muito comum, acontece sempre que o banco emissor do cartão não autoriza a compra. O banco filtra as informações dos clientes e em casos como esses identifica que o cliente está realizando uma compra com valor acima do que está acostumado e por questões de segurança bloqueia o cartão.

Solução: o cliente precisa entrar em contato com a Central de Atendimento de seu cartão para que o problema seja solucionado.

 

Erro 03: Não foi encontrada transação para o Tid ‘*****’ – Venda não autorizada.

Esse erro pode ocorrer quando o número de parcelas ultrapassa o permitido, quando o código de segurança é inválido, se o número do cartão é inválido ou quando há instabilidade no sistema da Cielo.

Solução: nesses casos basta utilizar uma outra máquina para a transação.  Se o erro se repetir, é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento. 

 

Erro 05: Venda não autorizada – Contate o emissor do seu cartão.

Esse erro é decorrente da não autorização da transação por parte do banco emissor do cartão por falta de limite ou transação suspeita. 

Solução: Entre em contato com a Central de Atendimento do cartão para saber detalhes da recusa. 

 

Erro 07: Transação negada – Venda não autorizada

Assim como o erro 05, esse erro é decorrente da não autorização da transação por parte do banco emissor do cartão por falta de limite ou transação suspeita. 

Solução: Entre em contato com a Central de Atendimento do cartão para saber detalhes da recusa.  

 

Erro 08: Código de segurança inválido

Esse erro aparece quando o código de segurança do cartão é digitado incorretamente. 

Solução: Para solucionar, basta redigitar o código corretamente.

 

Erro 10: Não é permitido o envio do cartão

O erro pode estar relacionado a instabilidade dos serviços da Cielo, ou a falta de liberação do estabelecimento.

Solução: entre em contato com a central de atendimento do cartão. Mas para evitar que a máquina fique bloqueada por falta de liberação é importante  fazer sempre um teste com a máquina antes de começar os trabalhos. 

 

Erro 11: Venda com Parcelado tipo ‘2’ não habilitado

Esse erro acontece quando o limite de parcelamento escolhido pelo cliente ultrapassa o estabelecido pela loja. 

Solução: verifique o limite de parcelas do estabelecimento no Parcelado Loja. 

 

Erro 12: Venda não autorizada

Esse erro ocorre quando o banco emissor do cartão não autoriza a venda.  

Solução: Contatar a central de atendimento do banco.

 

Erro 13: Venda não autorizada

Ocorre quando existe um erro do valor do pedido em relação a forma de pagamento.

Solução: verifique se o valor do pedido e a forma de pagamento estão de acordo com o limite mínimo. 

 

Erro 41: Venda não autorizada. Contate o emissor do seu cartão.

Ocorre por bloqueio do banco emissor quando o cartão está com limite estourado ou a transação é suspeita. 

Solução: entre em contato com a Central de Atendimento do cartão para saber os detalhes. 

 

Erro 51: Transação negada – Venda não autorizada. Contate o emissor do seu cartão.

O erro mais recorrente. O código 51 ocorre quando o banco emissor do cartão não autoriza a venda por algum motivo. Limite do cartão excedido ou transação suspeita são os principais motivos.

Solução: Como em todos os casos, a solução mais rápida e eficaz é entrar em contato com a Central de Atendimento do cartão para saber os motivos da recusa. 

 

Erro 54: Cartão vencido ou data de vencimento incorreta

Uma solução rápida e eficaz para o erro 54 é orientar o cliente a entrar em contato com o banco para verificar se o cartão ainda é válido. O erro também pode estar relacionado à digitação incorreta das informações, então é importante verificar se a informação transmitida pelo cliente realmente está correta.

 

Erro 78: Transação negada – Venda não autorizada.

Esse erro ocorre quando o cartão está bloqueado.

Solução: nesse caso é preciso que o portador vá a um caixa eletrônico para efetuar o desbloqueio do cartão, para posterior utilização do mesmo.

 

Erro 96: Autorização negada

Esse erro acontece quando há problema de comunicação com a bandeira do cartão.

Solução: nesse caso é preciso verificar a conexão da máquina e refazer a transação. Caso o erro se repita, é necessário contatar a Central de Atendimento da Cielo e utilizar uma outra máquina para que o cliente efetue o pagamento com maior agilidade.

 

Erro 110: Não foi possível processar a transação. Sistema sem comunicação. Tente mais tarde

Esse erro ocorre quanto são utilizados cartões de bancos que não são aceitos pela máquina da Cielo. Por exemplo: para e-commerce, a Cielo aceita somente cartões do Banco Bradesco, caso o comprador tente utilizar cartão de outro banco ocorrerá o erro 110.

Solução: é preciso tentar novamente a conexão. Caso o problema persista, o melhor a se fazer é orientar o cliente a utilizar outro cartão.

  

Erro 215: Transação não finalizada

Esse erro ocorre quando há dificuldades com pop-up bloqueado no navegador do cliente.

Solução: orientar o cliente a desbloquear as pop-ups do site para que o problema seja resolvido e a transação possa ser concluída.

 

Erro 244: Não foi possível processar a transação

 Ocorre quando o cartão utilizado pelo cliente não faz parte da rede autenticada Cielo.

Solução: orientar o cliente a utilizar um cartão da rede autenticada.

 

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